quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Orientações aos pais sobre cuidados com a saúde bucal dos bebês e crianças.

           A higiene oral deve começar com o aparecimento do primeiro dente de leite. A limpeza da cavidade bucal deve ser iniciada antes mesmo da erupção dental, com o intuito de se criar o hábito da higienização. Para recém-nascidos, esta deve ser feita usando dedeira, um tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada ou soro sobre a gengiva, visto que a cavidade bucal do recém-nascido não apresenta nichos para a retenção de microorganismos associados à cárie dentária. Após a erupção do primeiro dente decíduo, a higiene bucal do bebê deve ser realizada com dedeiras de borracha ou silicone, haja vista a instituição de nichos para retenção de bactérias, mas não é necessário uso de dentifrício devido à possibilidade de ingestão pelo bebê.


        O surgimento dos dentes de leite normalmente inicia entre o sexto e oitavo mês de vida, mas alguns bebês podem adiantar ou atrasar a erupção de forma fisiológica. Alguns bebês podem já nascer com dente, ou mesmo surgir dentes nos primeiros vinte e oito dias de vida. A limpeza dos dentes, gengiva e da língua deve ser feita sempre com os movimentos da escova de maneira delicada e sem pressa. Atenção na hora de escolher a escova infantil, o tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional à boca do bebê, ou da criança, e com as cerdas extras macias ou macias.  Deve-se utilizar pasta de dentes infantil fluoretadas.  Em bebês e crianças, que não sabem cuspir, a pasta deve ter a quantidade equivalente a um grão de arroz ; e, nos que sabem cuspir a quantidade equivalente a um grão de ervilha .



            Pasta de dente não é comida, mas um produto de higiene pessoal. Logo, os adultos devem se responsabilizar pela quantidade a ser colocada na escova e ensinar a criança a cuspir desde a infância.
          A maioria dos bebês e crianças possui os dentes de leite bem separados. Porém, quando os dentes forem muito juntos deve-se usar o fio dental para realizar a limpeza adequadamente, já que neste local as cerdas da escova não conseguem alcançar. A higiene oral com pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças deve ser realizada duas vezes ao dia: após o café da manhã e na última refeição antes de dormir.  Até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade, a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto.  Lembre-se que as crianças devem permanecer no banheiro sempre com a presença de um adulto a fim de evitar alguns acidentes como quedas e afogamentos, ou ainda a ingestão de produtos em excesso como pasta de dentes e/ou líquidos para bochechos.




                     A cárie precoce da infância é um tipo de cárie de desenvolvimento rápido, que afeta a dentição decídua tendo como fator etiológico a presença de um substrato (resíduos de leite materno, leite bovino com açúcar ou hábitos de adoçar a chupeta) e a ausência de higiene bucal. Acomete principalmente crianças que utilizam, frequentemente e por longos períodos, mamadeiras contendo líquidos açucarados. O próprio leite materno também poderá provocar o aparecimento de lesões de cárie se seu uso for frequente e prolongado, sem realizar a higienização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário